Pesquisar neste blog

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Fenol

DEFINIÇÃO QUÍMICA


Os fenóis ou benzenóis são compostos orgânicos que apresentam o grupo hidroxila (O – H) ligado de forma direta a um carbono do núcleo benzênico. Exemplo: 




  Fenol

O grupo OH também é denominado Hidróxi, por isso os fenóis são chamados de Hidroxibenzenos, e devido à capacidade de reagirem com bases, recebem a denominação de ácidos fênicos. 

O fenol é extraído da natureza, do alcatrão da hulha. Os compostos fenólicos são pouco solúveis em água, sólidos, incolores, apresentam caráter ácido e são tóxicos. Essa característica ácida é devido à presença do hidrogênio na hidroxila, o grupo se desprende por ionização quando entra em contato com a água, e torna a solução mais ácida. 

Os fenóis são muito usados na indústria, na fabricação de perfumes, resinas, vernizes, tintas, adesivos, cosméticos, corantes e explosivos. Eles possuem ação bactericida devido ao mecanismo de coagularem proteínas de microorganismos como as bactérias e fungos. Nas fazendas, usa-se uma mistura dos fenóis orto, meta e paracresol para a desinfecção do local de ordenha das vacas, para não haver contaminação do leite. Essa mistura de fenóis é conhecida popularmente como Creolina. 

Esta propriedade bactericida e fungicida dos fenóis foi descoberta por volta de 1870. Nesta época era comercializado como anti-séptico na forma de solução aquosa, e foi fundamental para diminuir o número de mortes causadas por infecção pós-operatória. 


INTRODUÇÃO


fenol é um sólido incolor para branco quando puro. fenol comercial é um líquido que evapora mais lentamente que a água. O fenol tem um cheiro característico que é doentiamente doce e tardará. O fenol é tanto um produto químico fabricado e produzido naturalmente. Grandes quantidades de fenol são produzidos nos Estados Unidos. O fenol é utilizado para a fabricação de plásticos. Fenol também é usado como desinfetante em produtos de limpeza doméstica e produtos de consumo como bochechos, gargarejos, sprays e garganta. 


IMPACTO AMBIENTAL E DE TRANSPORTE


Fenol pode ser encontrado no ar e na água após a liberação da fabricação, uso e descarte de produtos que contenham fenol. Fenol em solo é susceptível de mover-se para as águas subterrâneas. O fenol é rapidamente quebrado no ar, geralmente dentro de 1-2 dias. Fenol podem persistir na água por um semana ou mais. Fenol que permanece no solo podem ser decompostos por bactérias ou outros microorganismos. 


EFEITOS NA SAÚDE


A exposição prolongada ao fenol no trabalho tem sido associada com doença cardiovascular, mas Os trabalhadores também foram expostos a outros produtos químicos, ao mesmo tempo. A ingestão de líquidos produtos que contenham fenol concentrado pode causar danos gastrointestinais graves e até mesmo a morte. Aplicação de fenol concentrado com a pele pode causar danos graves na pele.

Em animais de laboratório, a exposição a curto prazo a elevados níveis de fenol causou irritação o trato respiratório e músculo contrair-se em animais, enquanto a exposição a longo prazo de alta níveis de fenol causado danos ao coração, rins, fígado e pulmões. Os animais de laboratório que bebeu água com concentrações extremamente elevadas de fenol tremores musculares experiente, dificuldade para caminhar, e da morte. aplicação de curto prazo do fenol na pele produziu bolhas e queimaduras nos animais.

Não há evidências de que causa câncer de fenol em seres humanos. A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) ea EPA determinou que o fenol não é classificado como para a saúde humana carcinogenicidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário