Pesquisar neste blog

terça-feira, 19 de outubro de 2010

- Ácidos Carboxílicos -

  São compostos que possuem uma carbonila unida a uma carboxila, (-COOH). É indicada pelo sufixo “óico” e a numeração sempre que necessária é realizada a partir da carboxila.
   Os ácidos carboxílicos são extremamente comuns na natureza, quando a cadeia carbônica for maior que onze carbonos é considerado como um ácido graxo, importante na síntese de lipídeos.
   Para numerar de modo sistemático os ácidos carboxílicos, substitui-se a terminação do nome do hidrocarboneto que contém o grupo carboxilo pelo sufixo "oico". Assim, por exemplo, o composto CH3 - (CH2)5 - COOH irá chamar-se ácido heptanóico. Ao numerar a cadeia de um ácido carboxílico deve-se considerar sempre número hum o carbono carboxílico.
   Os compostos com menos de seis átomos de carbono recebem nomes vulgares muito usuais: fórmico, acético, propiônico, butírico e valeriânico. Também são muito empregados os nomes vulgares dos ácidos dicarboxílicos até sete átomos de carbono: oxálico, malónico, succínico, glutárico, adípico e pimélico.
   Os sais dos ácidos nomeiam-se variando a terminação -óico dos nomes dos ácidos pelo sufixo "ato" seguindo-se o nome do catião. Assim, por exemplo, o composto  CH3 - COONa irá chamar-se acetato de sódio.
   Os pontos de fusão e de ebulição dos ácidos carboxílicos são mais elevados que os dos compostos de igual peso molecular, devido à forte associação intermolecular por ligações de hidrogênio.
   A solubilidade dos ácidos carboxílicos na água diminui com o comprimento da cadeia hidrocarbonada. Os sais sódicos dos ácidos carboxílicos simples são solúveis em água.
   Os ácidos carboxílicos obtêm-se por oxidação de aldeídos ou de álcoois primários.
   O mais importante dos ácidos carboxílicos é o ácido acético ou etanóico, que se emprega como solvente e para fabricar corantes e acetato de celulose.
   Os ácidos carboxílicos tem odor característico. Os monocarboxílicos que apresentam até doze átomos de carbono apresentam cheiro bastante desagradável. Os indivíduos através de seu metabolismo produzem e excretam ácidos carboxílicos, que é de composição diferente para cada indivíduo; portanto, cada pessoa tem seu cheiro característico. Por isso, o cão, que apresenta olfato bastante aguçado, reconhece as pessoas pelo cheiro. Normalmente um ácido carboxílico está associado a um Fenol.

3 comentários:

  1. Nicolas

    por que links sobre hidorcarbonetos? deixe isso para a equipe responsável. o primeiro parágrafo é desnecessário- retire-o. esta fórmulas !!!! não entendi uma dentro da outra? corrija!!1
    o tamanho da fonte não está confortável para ler. aumente!!

    Cleo

    ResponderExcluir
  2. agora está faltando mais imagens, se tiver reportagem, notícias, ... enriqueceria o trabalho, mas continuem, estou gostando

    ResponderExcluir